6 de ago de 2012

Brasileiros ganham 1º prêmio em torneio de matemática na Bulgária



Quatro estudantes universitários levaram a premiação máxima nesta terça.

Na BA, alunos levaram ouro em evento com países de língua portuguesa.

Quatro dos 23 estudantes universitários que representam o Brasil na 19ª Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC), que termina na quarta-feira (1º) na Bulgária, conquistaram o primeiro prêmio no evento. O Brasil recebeu , duas de prata e nove de bronze no evento, que reuniu 318 estudantes de mais de 70 instituições de ensino superior de todo o mundo.
Renan, Matheus e Hugo, alunos da PUC-Rio que
levaram o 1º prêmio na competição na Bulgária
(Foto: Divulgação/OBM)

O Brasil enviou alunos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), do Instituto Militar de Engenharia (IME), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio), da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Segundo a Secretaria da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), três estudantes da PUC-Rio levaram o primeiro prêmio: Renan Henrique Finder, Matheus Secco e Hugo Fonseca Araúj. Além deles, Davi Lopes Alves de Medeiros, da UFC, também recebeu a medalha de ouro.

Na competição, que é organizada pela University College London, do Reino Unido, os universitários tiveram duas provas em inglês no sábado (28) e no domingo (29). As questões envolvem álgebra, análise real e complexa e combinatória. O juri se reuniu na segunda-feira (30) e a cerimônia de encerramento aconteceu nesta terça (31).

Ouro também na Bahia.

Delegação brasileira na Olimpíada de Matemática
da CPLP, na Bahia (Foto: Divulgação/OBM)
Na semana passada, o Brasil ficou com a maior pontuação geral na Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, realizada nos dias 24 e 25 em Salvador (BA). O evento contou com a presença de jovens de até 18 anos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Cada país pode enviar uma delegação de até quatro representantes. Os brasileiros que integraram a equipe da casa foram selecionados na Olimpíada Brasileira de Matemática deste ano. 

Segundo a OBM, Daniel Santana Rocha, do Rio de Janeiro, e Murilo Corato Zanarella, de Amparo (SP), fizeram 41 pontos cada e levaram medalhas de ouro. Já os estudantes Daniel Lima Braga, de Eusébio (CE), e Victor Oliveira Reis, de Recife, somaram 40 e 38 pontos, respectivamente. Por causa da pontuação, os dois receberam medalhas de prata.

A Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa tem provas individuais em dois dias consecutivos. Cada exame traz três problemas de matemática definidos por um júri internacional, que pedem a resolução de exercícios de álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória.

Fonte: Portal G1 Notícias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua Opinião é muito importante para futuras melhorias no Blog do CAMAT/UFMT/CUR...

Agradecemos pelos comentários.